quarta-feira, 20 de abril de 2011

Food Dj: Alcachofras alla Romana


Aqui no hemisfério norte, os considerados países quentes como a Itália já estão em total clima de primavera. Esse período incrível enriquece a nossa alimentação, aumentando principalmente a variedade de frutas e verduras
A alcachofra chega às mesas invadindo os pratos de restaurantes e casa italianas.
Por isso no Food Dj dessa semana a receita é Alcachofras alla Romana!
Como qualquer simples ingrediente da riquíssima culinária italiana existe uma variedade enorme de maneiras para cozinhar uma alcachofra, mas essa receita especial vem do chefe do restaurante Nino (que fica em Roma, Via Borgognona).
As Alcachofras alla Romana, como o nome mesmo já diz são um prato típico da gastronomia de Roma.
Alguns dizem que a receita atual é apenas levemente modificada daquela preparada pelos agricultores no período do Império Romano.


Para essa receita você vai precisar de: alcachofras, alho, salsa, folhas de hortelã, farinha de rosca, sal, azeite e pimenta-do-reino.

Para preparar comece limpando as alcachofras, aqui como fazer.
Depois de limpá-las coloque imediatamente em uma tigela com água e suco de 1 limão para evitar que se criem partes escuras.

Enquanto isso triture o alho, a salsa e as folhas de hortelã. Misture com a farinha de rosca, 2 colheres de sopa de azeite e uma pitada de sal.
Tire da água as alcachofras e rechei com a mistura de temperos.

Numa panela coloque as alcachofras de cabeça para baixo e banhe com azeite, um pouco de sal e pimenta do reino. Acenda o fogo e deixe dourar por 2 minutos, depois acrescente a água de maneira que cubra metade da cabeça das alcachofras.

Tampe e deixe cozinhar em fogo médio por cerca 30 minutos. Quando a alcachofra estiver macia desligue o fogo e sirva com o caldinho que sobrou na panela durante o cozimento.

Essa receita acompanha muito bem um menu de carne ou peixe.
Como se trata de uma receita vegetariana vai depender do acompanhamento, se for carne aconselho vinho tinto com uvas Merlot ou Sangiovese. Algumas dicas: Promis de Ca’Marcanda, Nobile Montepulciano de Melini.
Buon appetito!!!

Sound: Il Triangulo, Renato Zero
Cantor e compositor romano de grande sucesso nos anos 70.
Com suas performaces nos palcos, era uma espécie de Ney Matogrosso “all’italiana”, se travestia e encarnava persoagens nos seus shows.
Publicou 34 albuns e compôs mais de 500 canções é um dos ícones da música popular italiana mais amado e de enorme sucesso.

Nenhum comentário: