sábado, 16 de outubro de 2010

Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés

Flávio de Carvalho Traje de Verão, Traje Tropical 1956
 MuBe apresenta até o dia 14 de novembro a exposição "Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés"  Flávio de Carvalho  foi um grande artista multidiciplinar brasileiro. Pintor, desenhista e arquiteto que dedicou sua vida a estudar a relação entre a moda e os movimentos artísticos entre os anos 30 e 50. O resultado desse trabalho foi publicado semanalmente no suplemento feminino do Diário de São Paulo entre março e outubro de 1956. Seus textos são o primeiro estudo sobre moda produzida no Brasil.
As  peças desta mostra foram distribuídas de acordo com temas relacionados às partes do corpo: cabeça, cabelo, pensamento, sonho, visão geográfica, jóias, ombro, cintura, pernas, calça, pontas do corpo, bailado, sapatos e pés. Cada tema é representado por um conjunto de fotografias, que enfatizam aspectos que se repetem nos últimos 30 anos e outros que são de momentos isolados.
Cerca de duzentas imagens são utilizadas no total, extraídas dos acervos de diversos fotógrafos brasileiros. São fotos das décadas de 80, 90 e 2000 que retratam de forma ampla as transformações sociais sofridas na moda com imagens  atemporais  de grandes fotógrafos de moda como Bob Wolfenson, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Daniel Klajmic, Klaus Mitteldorf, Thelma Vilas Boas e Vânia Toledo, entre outros.
Imperdível!


“Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés”

de terça a domingo, das 10hrs às 19hrs
Av. Europa, 218 – São Paulo – SP




Um comentário:

Celta disse...

Sou leitora do blog de vocês já há bastante tempo, e também vivo em Madrid. Se você teve a opotunidade de ver a exposição Desvios de la Deriva, no Reina Sofia ( http://www.museoreinasofia.es/exposiciones/2010/desvios-de-la-deriva.html ), certamente viu o traje de Flávio, esse mesmo da foto, em exposição. Para mim foi um prazer enorme coordenar esse projeto! Se passar por Sampa certamente irei ver essa exposição.