quarta-feira, 21 de julho de 2010

Roger&Gallet: El arte del perfume de 1862 a nuestros días.

O Museu do Traje apresenta a exposição Roger&Gallet: a arte do perfume de 1862 a nossos dias", uma amostra de mais de 250 peças únicas pertencentes à coleção privada da icônica marca de perfumes

A coleção nos desvela a marca que foi
cuja origem se remonta 1693, ano em que Jean-Paul Feminis durante seu viaje para Cologne, descobre e aperfeiçoa o Aqua Mirabilis, sua "água admirável".

Reza a lenda que no final do século XII existia uma água extraordinária chamada "Aqua Mirabilis" com virtudes curativas tão surpreendentes que a Faculdade de Medicina em Cologne estabeleceram a patente com o fim de proteger a fórmula. Legado de à Índia ou de um monge desconhecido, composição misteriosa transita um tempo pela cidade de Colônia, onde recebe seu nome. (Sim, dai vem o nome agua de colônia)



Esta loção de fragrância fresca e leve era mais um medicamento que um refinamento olfativo e foi vendida nos dispensários por boticários do século XVIII. Concretamente, se podia um salpicar o corpo, utilizá-la para abluções, colocá-la na sua sopa, e alguns médicos o prescrivian inclusive em injeção!Desta fórmula passada a JeanMarie, foi onde nasceu a verdadeira “água de colônia Jean Marie Farina”.

Instalado em Paris em 1806, na rua Saint-Honoré, o famoso perfumista, único titular da água preciosa, se transformou no fornecedor oficial das grandes cortes de Europa. A petição de Napoleão, criou o "rolo-imperador", uma garrafa muito inovadora alongada para poder ser introduzida na bota. Assim, desde o alto de seu cavalo bem poderia beneficiar-se do singular aroma e o frescor dos cítricos da água de colônia em todo momento. A Imperatriz Josephine em pessoa quem confiava aos cocheiros a missão de introduzir os rolos nas malas de viagem de seu esposo.

No século XIX, a industrialização transforma o água de colônia em um produto de higiene universal, de grande consumo, ao alcance de todas as classes. Nessa época, o produto passa a ser considerado um clássico.

Desde então e até a atualidade Roger&Gallet:, é sinônimo  de luxo com criações de elevado design e qualidade. A exposição mostra assim, a relação da casa com os designers gráficos mais importantes de cada momento, junto com a evolução do frasco de colônia desde suas origens. 




Nenhum comentário: