sábado, 27 de março de 2010

Pierre Cardin: 60 Years of Innovation

Para comemorar 60 º aniversário da Maison Cardin Assouline lança Pierre Cardin: 60 Years of Innovation, uma retrospectiva comemorativa do trabalho de seu fundador, o estilista Pierre Cardin.

Nascido em 1922 em San Biagio di Callalta, perto de Veneza, Pierre Cardin emigrou para Paris em 1924. Depois de trabalhar brevemente com Elsa Schiaparelli , Cardin se uniu a casa Dior como estilista em 1946 e 4 anos depois abriu sua própria marca em 1950. Ele foi o primeiro a demonstrar que a moda pode ser tanto um processo criativo e um negócio e que um homem pode sobressair tanto como um empresário e uma artista... "Com ele aprendi que com uma cadeira se podia fazer um chapéu", declarou um de seus antigos ajudantes, um tal Jean-Paul Gaultier.

Foi pioneiro a diversificar sua empresa, e investir seu dinheiro em algo mais que em moda. Em 1970, compra o antigo Thèâtre do Ambassadeurs, e o transformar em uma sala de espetáculos, o Espace Cardin. Em 1978 assina contratos de fabricação com a URSS, sendo o único do mundo da moda em abrir uma fábrica em um país comunista, cinco anos depois abre o primeiro restaurante ocidental na China: Maxim's.

Cardin tinha um conhecimento avançado de relacionamento da moda para novos públicos, apresentando suas coleções para grandes multidões, é um dos magnatas da moda-business. Se autofinancia, não faz propaganda (exceto de seus perfumes) e investe seus lucros no setor imobiliário. "O dinheiro não é mais que um meio", declara, "minha forma de viver é a mesma de quando comecei".

Seu império se estende a mais de cem países e dá emprego a mais de 180.000 pessoas em 700 fábricas espalhadas por todo o planeta. De panelas a perfume, passando por moda... seu nome está escrito em cerca de 700 produtos diferentes.

Aproveitando este lançamento a Suzy Menkes do International Herald Tribune fez artigo e uma entrevista imperdíveis repassando a carreira deste grande criador.


imagens: NYTimes

Nenhum comentário: