terça-feira, 30 de março de 2010

Balenciaga, o legado de um mito

Se você quer saber um pouquinho mais sobre Cristobal Balenciaga, o espanhol que foi considerado um dos maiores estilistas do século XX, você não pode perder o documentário Balenciaga, o legado de um mito . O filme mostra a vida deste gênio desde a sua criação em Getaria, San Sebastian, Madrid e Barcelona até o seu sucesso em Paris, nos anos 40, 50 e 60, terminando com o fechamento de sua maison, em 1968. No entanto, a filosofia do seu trabalho e processo criativo influenciado a moda do século. Estilista personalidade tranquila e discreta, cuja família vive com os amigos, clientes e colegas foram, até agora, pouco conhecida.

Dirigido por Enrique Portocarrero, o filme traz depoimentos de figuras influentes no mundo da moda como Emanuel Ungaro, Hurbert Givenchy, Pierre Bergé e Didier Grumbach, presidente da Chambre Syndicale de haute couture .
Entre muitos especialistas estão, Miguel Zugaza, diretor do Prado, Harold Koda, curador do Costume Institute do Metropolitan Museum de Nova York, e Eduardo Chillida, em imagens recuperadas de documentários anteriores, que reflete sobre o valor artístico da impecável obra de Balenciaga que sempre foi obcecada com a perfeição.

Ao longo dos 55 minutos, Portocarrero e Josu Venero Gorostola Blake, assinando o roteiro, traça a história da vida profissional deste designer basco de origem humilde em Getaria até a decisão repentina de sua aposentadoria em abril de 1968. O mundo mudou, moda criou o prêt-à-porter e "Balenciaga considerou que este não era o seu ofício, não era arte ", diz Grumbach no documentário.

Pega a pipoca e o guaraná e clica aqui!


“BALENCIAGA, EL LEGADO DE UN MITO”
2008–España -53’
Dirección: Enrique Portocarrero, José Veneno
Producción: TVE

2 comentários:

Juliana em... disse...

Esta em espanhol?

Curator disse...

Tá em espanhol, mas é fácil entender! beS.O.S