terça-feira, 28 de julho de 2009

Yves Saint Laurent Tout Terriblement

Na primavera de 1968 antes que se produzisse a histórica revolta estudantil, outro tipo de "enfrentamentos" aconteciam no mundo da moda francesa. No programa de televisão dominical “Dim Dam Dom”, Coco Chanel nomeava a Yves Saint Laurent como seu sucessor, e ao mesmo tempo, o acusava de copiá-la. A resposta de Saint Laurent chegou um mês depois no mesmo programa. “Primeiro, me sinto muito honrado que Mademoiselle Chanel se tenha interesse no que faço e que me tenha designado como seu sucessor,” mas não estou de acordo quando diz que a copio.” Se a tivesse copiado, disse Saint Laurent, não teria sucesso: “Também acho que a grande diferença entre Mademoiselle Chanel e eu é a tentativa de dar à mulher um estilo que lhes permita adaptar seu estilo a meus vestidos e desenvolver suas personalidades. Enquanto que uma mulher que leva Chanel se parece a Mademoiselle Chanel.”

A fita com o testemunho do desenhista pertence aos arquivos do Instituto Nacional Audiovisual, e será lançado em formato DVD, em conjunto com “Tout Terriblement”, um documentário recopilatório de diversas entrevistas do célebre estilista francês entre a década de 60 e 90.

Um retrato sincero contando os bons e maus momentos do desenhista. O DVD será lançado dia 4 de novembro e vem com a bênção do próprio Yves. “Você conseguiu, com uma estranha sensibilidade, capturar e entender tudo o que tentei expressar durante tantos anos,” escreveu a Missolz, quando viu uma parte do filme pela primeira vez.
via

Nenhum comentário: