sexta-feira, 29 de maio de 2009

O ballet de Chanel

Karl Lagerfeld, uma artista multidiciplinar, desenhou o tutú da primeira bailarina do Balé Nacional Inglês, Elena Glurdjidze, para a obra "A Morte do Cisne", que comemorará o centenário da primeira representação dos "Balés Russos" de Serge Diaghilev no Teatro de Châtelet (Paris).

A representação está prevista para o dia 16 de junho no teatro londrino Sadler's Wells, se repetirá no dia 30 de junho na Catedral de St. Paul no Festival da Cidade de Londres e no Liceu de Barcelona em setembro.

Com esta colaboração, o Kaiser continua a história de amor entre Chanel e o mundo da dança, já que a própria Gabrielle Chanel desenhou o figurino de "Train Bleu" (1924) e de "Apollon Musagete" (1929), ambas obras dos Balés Russos.

É por isso que Karl Lagerfeld afirmou que foi a própria Coco quem, em 1919, "ajudou a Diaghilev a montar os Balés Russos depois da primeira Guerra Mundial".

A confecção do tutú, feito de tule e de 2500 plumas, requereu a atenção exclusiva de três pessoas e mais de 100 horas de trabalhono ateliê de alta costura da casa francesa.

Grande amante do balé, o criador alemão assinalou que desde sua infância as imagens da russa Anna Pavlova dançando "A Morte do Cisne" lhe impressionaram, da mesma forma que os Balés Russos, os quais lhe influíram "muito" na sua concepção da moda.

Durante a última prova do tutú, a bailarina representou exclusivamente "A Morte do Cisne" para Karl Lagerfeld nos salões de Chanel em Paris. Veja a dançano vídeo abaixo!




fonte e imagens wwd.com

Nenhum comentário: