terça-feira, 28 de agosto de 2007

Poesia Concreta

O Instituto Tomie Ohtake, em SP, recebe entre os dias 16 de agosto e 16 de setembro uma ampla exposição que aborda a história da Poesia Concreta.
O movimento surgiu em meados dos anos 50 no calor do entusiasmo geral pela construção de um Brasil moderno. O concretismo colocou em jogo formas renovadas de sensibilidade e de experiência e, ao mesmo tempo, expandiu os parâmetros de compreensão de poesia e ultrapassou o âmbito literário ao trabalhar de forma integrada o som, o sentido e a visualidade das palavras. O termo verbivocovisual sintetiza essa proposta, que foi colocada em prática pelos poetas Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, José Lino Grünewald e Ronaldo Azeredo.
"Poesia concreta: O projeto verbivocovisual" faz um panorama da poesia concreta no país, estão presentes depoimentos, documentários, documentos históricos, gravações, obras, projeções, vídeos e poemas, que podem ser vistos, ouvidos e tocados.
Além disso, a exposição deu origem a um site de referência sobre o assunto, no qual estão compilados documentos e material em áudio e texto para consulta: www.poesiaconcreta.com.br.
A exposição e gratuita e fica aberta de terça a domingo de 11 às 20hs.

"Poesia concreta: O projeto verbivocovisual"
16 agosto - 16 setembro
Instituto Tomie Ohtake - SP

Nenhum comentário: